O advogado Felipe Carmona Cantera é o novo diretor do Departamento de Política Regulatória, da Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, órgão da Secretaria Especial de Cultura. Sua nomeação foi publicada no "Diário Oficial da União" nesta segunda-feira (17).
Nova nomeação: Blogueira ganha cargo na Funarte após ter nome barrado no Iphan
Cantera é conhecido por ser assessor parlamentar de Gil Diniz, o "Carteiro Reaça", deputado estadual de São Paulo que foi expulso do PSL em meados de julho. A saída foi justificada pela sigla por Diniz ter participado de atos contrários à democracia e a instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF). No final de junho, ele, assim como o então colega de partido Douglas Garcia, já haviam sido afastados de atividades na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ficando vetados de funções de liderança e de integrar comissões.
Diniz e Garcia são alguns dos alvos de uma CPI em curso na Alesp para a investigação de gabinetes bolsonaristas que, segundo as acusações, criariam e propagariam, com o trabalho de funcionários, fake news contra adversários. Diniz também está entre os parlamentares investigados em inquérito do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Braço da secretaria: Capitão da PM assume Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura
Conforme o portal de servidores da Alesp , Cantera é assessor parlamentar desde março de 2019. Em seu perfil na rede social LinkedIn, conta que antes atuou como advogado e foi também professor assistente de Direito Constitucional na Rede de Ensino LFG, que prepara candidatos para concursos. Ainda segundo o currículo publicado no perfil, Cantera estudou Direito no Centro Universitário FMU e fez especialização em licitações e contratos administrativos na Fundação Getulio Vargas.